segunda-feira, fevereiro 01, 2010
O Leão (Phantera Leo) é um grande felino, muito forte, considerado o rei da floresta. Eles habitam a Ásia, África e Eupora. Tais felinos possuem coloração variável, entre o amarelo-claro e o marrom-escuro, com as partes inferiores do corpo mais claras, ponta da cauda com um tufo de pêlos negros (que encobrem um esporão córneo, para espantar moscas) e machos com uma longa juba. Há ainda uma raridade genética de leões brancos, que, apesar de sua linda aparência, apresentam dificuldades de sobrevivência por se destacarem nas savanas ou selvas, logo, tendo imensas dificuldades de caça.
Existem diversas sub-espécies de Leões, tais quais:
Leão do Catanga
Leão Congolês
Leão Sul Africano
Leão do Atlas Infelizmente já extinto
Leão Massai
Leão do Cabo Infelizmente extinto
Leão Núbio
Leão Asiático
Leão Europeu Infelizmente extinto
Leão Etíope
Leão Senegalês
Leão Somaliano
Leão do Sudoeste da África
Leão Americano Infelizmente já extinto
Leão das Cavernas Infelizmente já extinto
Leão das Cavernas Infelizmente já extinto
Os Leões vivem em bando, tanto o macho quanto a fêmea podem trazer comida para a casa, ambos são ótimos caçadores. Mas na hora de se alimentar quem vai comer primeiro e logicamente mais é determinado pela hierarquia, o macho dominante é o mais forte e respeitado. Mas como eles são diferenciados? Quando adultos, a cor da juba do Leão é que determina se ele é forte para ser dominante ou apenas um seguidor. A juba mais clara representa o Leão mais fraco e vulnerável, a juba mais escura representa o leão mais forte. Eles fazem suas famílias, mas isso não significa que ela não possa ser destruída. Outro macho mais forte pode matá-lo e depois matar os filhotes para acasalar com a leoa e construir uma nova família. Mesmo que a fêmea "aceite" isso, ela é mãe, nunca vai se esquecer de seus filhotes.
Muitas pessoas já morreram por terem sido atacadas por leões, muitas vezes por invadirem seu território. Os leões no geral não vêem os humanos como parte de sua dieta, mas as vezes são obrigados a defender seu habitat. A caça de sua principal refeição faz com que eles se desloquem em procura de comida, tornando mais frequente o encontro com os humanos. Se tiver em um mesmo lugar um cervo e um humano, vão atacar primeiro o cervo.
Fonte: Wikipédia e Meus conhecimentos ao lado da foto
Planeta Animal -
0
Comentários { Comente }
Postar um comentário