Sobre Mim

         Nascida e criada em Diadema, uma blogueira teen que adora informações, só que as mais importantes. Leonina, adora receber atenção e estar sempre com seus melhores amigos



    Nome: Nathália Criseb
    Aniversário: 13.08
    Música: Qualquer música, independente do estilo, basta me agradar
    Melhor amigo: Rafael ♥
    Fruta Favorita: Morango
    Profissão: Estudante
    Amorzinho: Meu pet, Toddy

Sobre o BLOG

         O Blog vai descrever alguns animais e mostrar suas curiosidades. Com o passar dos dias eu vou adicionando mais animais e todos em ordem alfabética

Outros Blogs

    NathiZoom
    Tudo para Orkut
    Blog Pessoal
    Ilha Açúcar

Animais

    Abelha
    Aranha
    Bode
    Burro
    Crocodilo
    Diabo da Tasmânia
    Elefante
    Formiga
    Guepardo
    Hipopótamo
    Hiena
    Jacaré
    Leão
    Leopardo
    Lobo
    Macaco
    Onça Pintada
    Pardal
    Píton
    Suçuarana
    Tigre
    Urso Pardo
    Urso Polar
    Vespa

Arquivos

    01.02.10 (11)
    03.02.10 (10)
    04.02.10 (09)

Matérias Especiais

    Ataque dos Animais
    Eternos Inimigos
    Recorde dos Animais

ECOmatérias

    Economize Água
    Economize Energia

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Formiga

        Não dá para dizer em poucas palavras o que é a formiga e o que ela representa, pois é o inseto mais conhecido do mundo, mais populoso e fazem parte de outro tipo de sociedade, eusocialidade. As formigas pertencem a familia dos Formicidae, são confundidas com cupins até, alguns dizem que formigas, vespas e abelhas têm grandes características em comum, mas há mais ou menos 100 milhões de anos, época em que as formigas começaram a aparecer na Terra, elas evoluíram muito e acredita-se que evoluíram muito para vespas, então as características em comum, não é por acaso.
        A rainha das formigas é bem maior do que elas e a única que pode se reproduzir, gerando em grande número as operárias, além da diferença de tamanho e possibilidade de reprodução, a rainha possui asas e o poder da liderança, fazendo com que as formigas operárias exerçam sua principal função, cuidar de suas casas, trazendo comida, protegendo a rainha, seguindo eternamente suas ordens etc. Mas nem todas as espécies de formigas constroem formigueiros, algumas fazem túneis subterrâneos para o armazenamento de comida para a Rainha e nova geração de formigas, alimentadas apenas enquanto larvas.
        A Rainha é a única a possuir asas, mas as perde após ser fecundada pelo macho, que depois disso não poderá mais entrar no formigueiro e morre depois.
        A distribuição de tarefas não é escolhida a dedo e sim, pelo tamanho ou idade.


        As formigas operárias podem fazer muitas coisas, algumas limpam o formigueiro, constroem o formigueiro, trazem alimentos ou servem de babás. As formigas soldados são encarregadas de guardar o formigueiro diariamente.
        Fêmeas que são encarregadas de proteger o formigueiro muitas vezes possuem peças bucais grandes e fortes para predadores maiores e mais fortes.
        No geral, falando da maioria das espécies, a formiga não corre risco de extinção, pois se reproduzem em grande número por vez e em pouco tempo.
        As formigas potes-de-mel são diferentes de todas as outras, elas passam a maior parte do tempo imóveis, com abdômens cheios de comida, armazenados para o restante do grupo. Essas formigas ao invés de potes-de-mel poderiam ser chamadas de formigas-geladeira, algo do tipo.
        


Quanto tempo uma formiga, em média, vive?
        As formigas operárias vivem alguns meses, a formiga rainha vive muito mais, já foi registrado que uma rainha viveu por 30 anos. As formigas vivem mais quando são alimentadas por mel da rainha, elas adoram doce.


Formigas assassinas?
        Elas existem sim, são as formigas-assassinas, elas atacam animais muito maiores do que elas, podem atacar até humanos, assim como as vespas e abelhas, se atacarem em grande número podem até matar a vítima.


Fonte: Conhecimentos
Bzo'

Marcadores: ,



Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

0 Comentários:

<< Página inicial

Planeta Animal - 0 Comentários { Comente }