Sobre Mim

         Nascida e criada em Diadema, uma blogueira teen que adora informações, só que as mais importantes. Leonina, adora receber atenção e estar sempre com seus melhores amigos



    Nome: Nathália Criseb
    Aniversário: 13.08
    Música: Qualquer música, independente do estilo, basta me agradar
    Melhor amigo: Rafael ♥
    Fruta Favorita: Morango
    Profissão: Estudante
    Amorzinho: Meu pet, Toddy

Sobre o BLOG

         O Blog vai descrever alguns animais e mostrar suas curiosidades. Com o passar dos dias eu vou adicionando mais animais e todos em ordem alfabética

Outros Blogs

    NathiZoom
    Tudo para Orkut
    Blog Pessoal
    Ilha Açúcar

Animais

    Abelha
    Aranha
    Bode
    Burro
    Crocodilo
    Diabo da Tasmânia
    Elefante
    Formiga
    Guepardo
    Hipopótamo
    Hiena
    Jacaré
    Leão
    Leopardo
    Lobo
    Macaco
    Onça Pintada
    Pardal
    Píton
    Suçuarana
    Tigre
    Urso Pardo
    Urso Polar
    Vespa

Arquivos

    01.02.10 (11)
    03.02.10 (10)
    04.02.10 (09)

Matérias Especiais

    Ataque dos Animais
    Eternos Inimigos
    Recorde dos Animais

ECOmatérias

    Economize Água
    Economize Energia

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Onça Pintada

       onça-pintada (Panthera onca), também conhecida por jaguar ou jaguaretê, é um mamífero da ordem dos carnívoros, membro da família dos felídeos, encontrada nas regiões quentes e temperadas do continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. É um símbolo da fauna brasileira. Os vocábulos "jaguar" e "jaguaretê" têm origem no termo guarani "jaguarete". Na mitologia maia, apesar ter sido cotada como um animal sagrado, era caçada em cerimônias de iniciação dos homens como guerreiros.

       A onça-pintada é uma excelente caçadora. As patas curtas não lhe permitem longas corridas, porém lhe proporcionam grande força, fundamental para dominar animais possantes como antascapivarasqueixadastamanduás e até mesmo jacarés. Ocasionalmente esses felinos atacam e devoram grandes serpentes (jibóias e sucuris), em situações extremas. Na Venezuela foram registrados casos de onças a devorar sucuris adultas. Enquanto os outros grandes felinos matam suas vítimas, mordendo-as no pescoço, a onça o faz atacando-as diretamente na cervical, graças a suas mandíbulas poderosas, as mais fortes de todos os felinos e a segunda mais forte entre os carnívoros terrestres. Esses felinos frequentemente matam animais como a capivara e pequenos macacos mordendo lhes o crânio, sendo o único felino a fazer isto. A mordida de uma onça pode facilmente atravessar o casco de uma tartaruga. Apesar disso, a onça não se furta em comer pequenos animais se a chance lhe aparece.

As onças-pintadas são solitárias e só buscam a companhia de um par durante a época de acasalamento. A gestação dura em média 100 dias e até quatro filhotes podem ser gerados.
Os machos atingem a maturidade sexual em torno dos três anos, e as fêmeas, com dois anos. Em cativeiro, as onças vivem até 20 anos; já a expectativa de vida para as onças selvagens cai pela metade.
       Na época reprodutiva, as onças perdem um pouco os seus hábitos individualistas e o casal demonstra certo apego, chegando inclusive a haver cooperação na caça. Normalmente, o macho separa-se da fêmea antes dos filhotes nascerem. Em geral nascem, no interior de uma toca, dois filhotes - inicialmente com os olhos fechados. Ao final de duas semanas abrem os olhos e só depois de dois meses saem da toca. Quando atingem de 1,5 a 2 anos, separam-se da reprodutora, tornando-se sexualmente maduros e podendo assim se reproduzirem.

Fonte: Wikipédia
Bzo'

Marcadores: ,



Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

0 Comentários:

<< Página inicial

Planeta Animal - 0 Comentários { Comente }